Esta sou eu vetorizada. O vetor foi uma adaptação da seguinte imagem:
A foto a ser utilizada será essa e ficará assim:
Adobe Illustrator
O Adobe Illustrator é um programa utilizado por designers gráficos com foco em ilustrações, para Mac e Windows. A última versão lançada do serviço é o Illustrator CC, com suporte para a Creative Cloud da empresa, que permite uma interação maior entre usuários e desenvolvedores, além de oferecer recursos inéditos. O programa é pago, porém os interessados podem efetuar o download de uma versão para testes através do site do Adobe. [1] No meu caso, procurei um craqueado nas internetes da vida, shiiiiu!
Vetorização
Queria muito creditar onde eu aprendi essa técnica, mas infelizmente não lembro. Fui tentar brincar com uma foto e me veio à mente vetorizar. A simplicidade da técnica a faz ser a mais popular. Além de que, dependendo de sua paciência e tempo, pode-se conseguir uma resultado incrível. Bom, vamos ao trabalho!
Passo 1
Abra o Ilustrator e crie um novo documento. Eu criei uma prancheta de 500x500 px
Passo 2:
Cole a imagem que você deseja vetorizar no novo documento e ajuste o tamanho em relação à prancheta. Crie uma nova camada. É de suma importância que você divida seu trabalho em camadas para trazer uma organização melhor na hora de corrigir erros ou esconder/visualizar objetos.
Passo 3:
Clique na Ferramenta Caneta, na caixa de ferramentas do lado esquerdo ou pressione a tecla P. Essa técnica leva em consideração um objeto base e objetos sobrepostos a ele, manipulados de acordo com as diferenças de cor e iluminação. Eu escolhi o rosto e corpo como base, com cores e iluminação mais predominantes, então clicarei em torno deles de modo a delineá-los. É importante perceber que quanto mais os pontos são próximos, mais preciso é o delineado. Além disso, a forma com que você manipula a Caneta, pode surgir curvas o que fidelizaria mais o vetor. Eu escolhi fazer um vetor mais geométrico pois queria que fosse rápido e não tão fidedigno. Abaixo o início da cobertura.
Passo 4:
Quando o ultimo ponto encontrar o primeiro, pode escolher uma cor para a base. Escolhi essa selecionando o Conta-Gotas ou o I no teclado.
Passo 5:
Tirei a visualização do objeto base e cliquei no P para selecionar a caneta. Com ela, delineie as partes mais claras da foto original. Uma dica é que quando for delinear as áreas, troque o preenchimento pelo traçado, fica mais fácil de visualizar por onde a linha vai. Quando o ponto final encontrar o inicial, pode fazer o procedimento inverso, trocando o traçado pelo preenchimento e escolhendo uma cor mais clara para os objetos desse passo, utilizando o conta-gotas ou a cor de sua escolha.
Passo 6:
Faz o mesmo procedimento do passo anterior para as partes mais escuras. Eu utilizei apenas quatro níveis de cores: o branco, o claro, o escuro, o mais escuro e o preto. Quanto mais variações você utilizar, dependendo de sua figura original, mais fiel será o seu vetor.
Passo 7:
Vamos prosseguir cobrindo os cantos mais escuros, vistos ao redor dos olhos. Observe que as camadas estão sempre organizadas e nomeadas para não haver confusão.
Passo 8:
Faz-se agora a parte interna do olho, a parte da íris, do banco e o reflexo.
Passo 9:
Cobre sobrancelhas e cabelo, com suas variações de iluminação. Usei apenas duas.
Passo 10:
Hora de cobrir a boca e narinas. Quando nos depararmos com grande quantidade de informação num pequeno espaço, é indicado dá um zoom na área facilitando a diferenciação das variações e cobertura delas. As camadas bem dividias servem, também, para nos situar no processo. Ás vezes temos que trocar a ordem dos objetos de acordo com sua aparência na sobreposição.
Passo 11:
Ative a visualização de todas as camadas, se necessário troque a ordem das camadas e faça os últimos retoques. Eu fiz nas orelhas e modifiquei algumas cores.
Passo 12:
Desabilite a visualização da foto original e ou a apague. Vá em Arquivo > Salve para Web, desabilite a caixa Recortar para a prancheta e salve em formato .png. Prontinho!!!!!!
Passo PLUS!
Se depois de fazer o vetor, você deseja manipulá-lo no photoshop, precisará modificar o modo indexado para o RGB depois de aberto.
Então, minha gente, é isso! Demorei mais pra fazer esse post do que fazer o vetor propriamente dito. Como tudo na vida, a facilidade vem com a prática e a busca de conhecimentos.
Se esse tutorial lhe ajudou de alguma forma, dê um alô nos comentários!
Tópicos para pesquisa:
Vetorizar
Transformar uma imagem ou foto em vetor
Fotos em vetor facil
Passo a passo vetor
Alô! Já pode fazer um meu hahaha
ResponderExcluirbom dia abençoada, adorei esta aula, vou tentar vetorizar agora
ResponderExcluir