O POVO listou 13 atividades científicas, culturais e educativas que a família inteira pode fazer nas férias. Separei as atividades gratuitas que você pode ler abaixo. Para acessar a lista completa, clique aqui.
Ver as plantas com raízes aéreas, o berçário de siris e caranguejos e conhecer o acervo arqueológico, tudo isso pode ser feito gratuitamente no Ecomuseu Natural do Mangue. Localizado na Sabiaguaba, o projeto oferece, além de informações sobre a riqueza natural do ecossistema, visita social à comunidade da Boca da Barra, exposição sobre os sítios arqueológicos e visitação ao museu. O acervo tem peças curiosas e importantes, como arcadas de tubarões, ossos de baleia e tartarugas, moluscos, corais e peixes, além de espécimes conservados em formol, como cavalo marinho, arraia e lacraia. Além disso, há um breve passeio pelo mangue, dividido em 12 estações. A visitação ao museu, até a terceira estação, é gratuita, mas o percurso inteiro, com direito a entrada no mangue e expedição pelo rio, de cerca de 1,5 km, custa R$ 12 por pessoa e é feito somente com grupo de no mínimo dez pessoas.
SERVIÇO
Endereço: rua Professor Valdivino, 48, Sabiaguaba
Quando: diariamente, das 9h às 16 horas
Visitação aberta ao público
Contato: (85) 98749 5286

PARQUE BOTÂNICO DO CEARÁ
Outra opção ecológica e gratuita é o Parque Botânico do Ceará, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). No local, há atrações como orquidário, trilha, viveiro de mudas e horto com plantas medicinais. O parque é aberto todos os dias para visitação. Para as visitas guiadas, o local dispõe de educadores ambientais. São 6 km de trilhas com paralelepípedos. Cada pessoa pode levar até cinco mudas para plantar em casa. São 15 espécies disponíveis, sendo 98% de plantas nativas e 2% frutíferas. Nas visitas, os educadores apresentam detalhes sobre as espécies existentes no parque e apresentam principalmente as plantas nativas. O local possui um espelho d’água e dois quiosques próximos onde é possível fazer piqueniques. Segundo o diretor do parque, George Feijão, a ideia do local é promover a aproximação das pessoas de parques ecológicos. “Durante o período letivo recebemos muitas visitas de alunos das escolas, mas a ideia é que nas férias as famílias venham conhecer as atividades e as trilhas que temos”, convida.
SERVIÇO
Endereço: Quilômetro 3 da CE-090, Caucaia
Quando: visitação aberta ao público diariamente, das 8h às 17 horas
Acesso Gratuito
Contato: (85) 3368 9452

ZOOLÓGICO MUNICIPAL SARGENTO PRATA
Reaberto recentemente, o roteiro já foi passeio certo na infância de muitas pessoas que hoje levam os filhos para o zoológico. Localizado no Passaré, o local possui área verde de aproximadamente quatro hectares e abriga cerca de 140 animais de 40 espécies diferentes, entre aves, mamíferos e répteis. As visitas são gratuitas e acompanhadas por responsáveis técnicos.
SERVIÇO
Endereço: rua Prudente Brasil, 685, Passaré
Quando: visitas de terça-feira a domingo, das 9h às 16 horas
Acesso gratuito
Contato: (85) 3105 2001

TRILHAS NO PARQUE DO COCÓ
Além de um ambiente para fazer piqueniques, praticar esportes e entrar em contato com a natureza, no parque é possível realizar trilhas ecológicas orientadas diariamente. Segundo a administração do parque, basta que os pais ou responsáveis cheguem ao Centro de Referência, onde sempre haverá guias para a visita acompanhada. O Parque do Cocó possui três trilhas em funcionamento, totalizando 2 km de extensão. A trilha principal liga a rua Amadeu Furtado à avenida Sebastião de Abreu. Além desta, há dois outros roteiros: a Trilha do Rio e a da Lagoa. No local, é possível conhecer a diversidade da fauna a e flora nativa típica de manguezal.
SERVIÇO
Endereço: avenida Engenheiro Santana Júnior, s/n, Cocó
Horário de Funcionamento: todos os dias, das 8h às 17 horas
Acesso gratuito
Contato: (85) 3234 3574
Materiais necessários: roupas confortáveis, protetor solar, chapéu ou boné, disposição e espírito de aventura

PASSEIO NO RIO CEARÁ
Em conversas que envolvem história, geografia e ecologia, os passeios flutuantes mostram outra paisagem importante de Fortaleza: o rio Ceará. Promovido pelo Sesc e pela associação de barqueiros local, a ideia é trocar saberes, culturas e vivências. O projeto ocorre uma vez por mês. A atividade educativa oferece um passeio que propicia a contemplação do rio Ceará, do manguezal, da exuberância da fauna e flora locais, além dos labirintos e canais naturais do rio que possui importância histórica. O projeto também propõe um conjunto de vivências colaborativas nos barcos que é desenvolvido conforme o interesse dos grupos atendidos. No mês de julho, a atividade gratuita ocorrerá no dia 17, a partir das 8h30min. Para participar, é preciso fazer inscrição prévia por e-mail. A edição reunirá cinco barcos e, em cada embarcação, um guia propondo reflexões sobre a natureza local, mudanças climáticas e o impacto no rio Ceará, a importância do mangue, a biodiversidade e a proteção do meio ambiente.
SERVIÇO
Onde: Foz do rio Ceará (píer da Barra do Ceará)
Quando: 17 de julho, às 8h30min
Acesso gratuito mediante inscrição prévia pelo e-mail: emailconversasflutuantes@sesc-ce.com.br.
Contato: (85) 3318 4939

SEARA DA CIÊNCIA
A possibilidade de aprender ciência brincando, interagindo e criando se faz realidade na Seara da Ciência, espaço de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará. O dinossauro gigante na frente da estrutura do prédio já chama a atenção de crianças de todas as idades e é uma prévia do que pode ser encontrado do salão de exposições. As cores, os objetos dispostos e todas as experiências propostas são feitas para aguçar a curiosidade e desmistificar a complexidade envolta na ciência. As peças do museu trazem noções de astronomia, física, química, arqueologia, biologia, entre outras áreas de conhecimento. Aberto para visitação somente em dias úteis, a atração gratuita é uma excelente opção de passeio. Com bolsistas da universidade para visitas guiadas, a única coisa que é preciso para ter acesso ao local é curiosidade.
SERVIÇO
Endereço: rua Dr. Abdenago, s/n (esquina com a av. Andrade Furtado, na entrada do Campus do Pici)
Quando: das 8h às 17 horas, de segunda a sexta. Visitação gratuita.
Contato: (85) 3366 9293

NOITE DAS ESTRELAS
Nas noites de quarto crescente lunar, o planetário Rubens de Azevedo disponibiliza telescópios ao público em geral para observação astronômica de crateras da lua, planetas, nebulosas, etc. O acesso é gratuito e para todas as idades.
SERVIÇO
Endereço: rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema
Quando: sessões nos dias 12 e 13 de julho, a partir das 19 horas.Acesso Gratuito
Contato: (85) 3488 8639

MUSEU DO CEARÁ
Localizado no Centro de Fortaleza, o Museu do Ceará possui acervo variado e conta a história de nosso Estado. Trata-se de um acervo com mais de sete mil peças que é trabalhado como veículo de reflexão sobre a história local e os aspectos culturais, econômicos e sociais. Muitas peças estão em exposição, organizadas em salas temáticas. No local, há quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras e armas. O espaço conta também com peças de arte popular e uma coleção de cordéis publicados entre 1940 e o ano 2000 (950 exemplares). A visitação é gratuita e o museu tem guias que orientam na exposição.
SERVIÇO
Endereço: rua São Paulo, 51, Centro
Quando: aberto ao público de terça-feira a sábado, das 9h às 17 horas. Acesso gratuito
Contato: (85) 3101 2610/3101 2611
0 comentários:
Postar um comentário